sábado, 6 de novembro de 2010

MOSTEIRO SÃO FRANCISCO - MOSSORÓ-RN

O Mosteiro



Aos 11 de agosto de 1999, deu-se início pela Comunidade do Mosteiro Santa Clara (Campina Grande / PB), a Fundação do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis,localizado na Av. Herondina Cavalcante Dantas, nº 32, bairro Dom Jaime Câmara, na cidade de Mossoró.
FONTE: SITE DO MOSTEIRO

O Mosteiro foi idealizado pelo Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que contou com doações de seus paroquianos para a construção, como também da ajuda das benfeitoras assim chamadas “Filhas de Santa Clara”, ainda contou com a colaboração do Governador e da Prefeita. Tudo ficou concluído em 1998.

Padre Sátiro
Conta o Padre Sátiro que quando seminarista, após o curso de filosofia, o Sr. Bispo Diocesano de Mossoró, Dom João Batista P. Costa mandou-o cursar Teologia em Roma, lá ficou hospedado no Colégio Pio Brasileiro, estudando na Universidade Gregoriana. Segundo Padre Sátiro, o Sr. Bispo recomendara que entrasse em contato com o Mosteiro das Carmelitas: "Falou-me que entrasse em contato com uma irmãzinha do Mosteiro das Carmelitas, o que fiz realmente, sendo minha primeira experiência com a vida contemplativa, visitando-a mensalmente nos cinco anos de Roma. Era uma espécie de amizade espiritual, ao ponto de ter celebrado minha segunda Missa no Carmelo. Informei-me também sobre a vida dos monges trapistas".

Continua Padre Sátiro declarando que ao completar 25 anos de sacerdote, evitou toda comemoração, dando início a uma obra de assistência aos necessitados na periferia de Mossoró, Forquilha, hoje Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte (FUNSERN), mantenedora de várias unidades e responsável pela construção do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

O nome “Fraternidade” é devido ao espírito empreendido no trabalho pastoral realizado na Gruta de Santa Clara, protetora da Instituição; “São Francisco de Assis”, nome escolhido pelas Irmãs do Mosteiro Santa Clara de Campina Grande / RN, Mosteiro responsável pela Fundação, pedido este formalizado pelo Padre Sátiro e acolhido pela Madre Cecília, que com o seu coração aberto, aceita o pedido, mesmo contando com poucas irmãs.
Irmã Clariana e Irmã São Paulo
As Irmãs chegaram a Mossoró no dia 08 de agosto de 1999. As Irmãs Fundadoras: Irmãs Francis Clara. Irmã Maria Anchieta, Irmã Maria Guadalupe e tendo à frente do grupo a Irmã Maria Clariana.
A inauguração ocorreu aos 11 de agosto de 1999. Centenas de pessoas assistiram a Santa Missa celebrada pelo bispo de Mossoró Dom José Freire Neto, com a participação de Dom Jaime Vieira Rocha, então bispo de Caicó / RN. Padres, Religiosas da região e ainda com a presença fraterna das Irmãs Externas de Caicó. Foi um momento de muita alegria. Depois de inaugurado o Mosteiro, visitantes de outras cidades conheceram suas instalações antes que o bispo Dom José fechasse a clausura.
Do início da Fundação até o ano de 2005, a Comunidade passou por várias mudanças, inclusive o retorno de algumas Irmãs ao Mosteiro Fundador e em Setembro de 2005, a pedido das Irmãs, vieram algumas Irmãs do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas (Caicó), colaborar em espírito de unidade e em Maio de 2008 o Mosteiro de Caicó assumiu a jurisdição desta Fundação.

No dia 24 de outubro de 2010, foi promulgado o decreto da Ereção Canônica durante a Santa Missa no Santuário de Santa Clara presidida por Dom Mariano e concelebrada por Padre Sátiro, Padre Guimarães e Padre Augusto. O decreto é datado pela Santa Sé do dia 17 de julho de 2010.

Comunidade Monástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 690 LINKS

NÚMERO DE VISITAS